Big data é um termo bastante usado por profissionais do ramo de Business Intelligence (inteligência empresarial) e por pessoas interessadas no mundo digital.
De forma resumida, podemos dizer que big data se refere ao grande número de dados ou informações que podem impactar o cotidiano de uma empresa.
Nesse sentido, o termo big data é de grande relevância para o desempenho das organizações de diferentes segmentos, além de ajudar gestores e empresários na correta tomada de decisões.
Em outras palavras, big data deve ser entendido como algo que vai muito além do volume de dados.
Na verdade, trata-se de um mecanismo de análise, coleta, mensuração, gerenciamento e interpretação de informações (ou dados). Ele pode ser usado para:
• Estudo da concorrência
• Pesquisas de mercado
• Levantamento de informações internas e externas
• Planejamento de investimentos
• Pesquisas científicas
• Ações governamentais
• Ações de marketing
• Entre outras atividades
Onde o big data está presente em nosso dia a dia?
Como vimos, o conceito de big data refere-se à coleta e análise de um grande volume de dados, em alta velocidade.
Embora essa ferramenta seja muito usada por grandes empresas, é possível notar a aplicação do big data em nossa rotina, como por exemplo:
Nas redes sociais: você certamente já deve ter recebido anúncios enquanto navegava pelos seus perfis no Instagram e Facebook, certo? Isso acontece porque é possível segmentar as publicidades de acordo com o comportamento e interesse dos usuários. Ou seja, muitas vezes as redes sociais utilizam as informações dos internautas para tornar as campanhas mais eficazes.
Nas buscas pelo Google: outra utilização comum do big data está presente nas pesquisas feitas pelos usuários nos buscadores de internet. Essas informações conseguem ser coletas de forma ágil, gerando dados altamente relevantes sobre o perfil de cada pessoa.
Segurança: muitas vezes, os dados obtidos por meio relatórios policiais, denúncias e outros mecanismos quantitativos ajudam empresas e órgãos de segurança no planejamento de ações envolvendo áreas de grande risco, maior incidência de crimes, roubos de cargas etc. Empresas de logística, por exemplo, utilizam esses dados para planejar rotas e garantir agilidades nas entregas.
Previsão do tempo: as ferramentas direcionadas para dados meteorológicos conseguem fornecer análises precisas sobre a previsão do tempo em diferentes regiões. Isso é de extrema importância para o ramo da agricultura e para órgãos que como a Defesa Civil, que trabalha para reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres.
Nas operações financeiras: os dados captados pelos bancos sobre os clientes são usados de diferentes maneiras, incluindo: combate a fraudes, liberação de linhas de crédito, identificação de compras, entre outros.
Institutos de pesquisa: a correta análise de dados auxilia o trabalho dos profissionais envolvidos em pesquisas científicas, que demandam grande compilação de informações a divulgação dos resultados obtidos com o estudo.
Confira 2 softwares de big data muito usados atualmente:
• BDB Platform
Uma plataforma centrada no negócio do dia a dia moderno do usuário, apropriada para a modalidade à entrega. Não é restrito e exploratório, com foco em agilidade e velocidade, trazendo Analytics, mobilidade, Cloud e mídias sociais para os usuários.
• Big Data Analytics
Big Data Analytics fornece a capacidade de armazenar, gerenciar, manipular, analisar, agregar, combinar, integrar e visualizar dados estruturados e não estruturado da infraestrutura de TI.
Se você gostou deste artigo, continue acompanhando nosso blog para ficar cada vez mais atualizado sobre o universo dos softwares, da tecnologia e as novidades digitais!