As organizações estão migrando seus serviços para ambiente CLOUD em busca de benefícios para o negócio, tais como: redução de custos, escalabilidade, disponibilidade, segurança, acesso a novas tecnologias para transformação digital, redução de investimentos em infraestrutura, etc. Tudo isso com pagamentos como serviço e sob demanda.
Desta forma é comum encontrarmos organizações que utilizam serviços em diferentes nuvens que foram agregadas ao longo do tempo em ofertas de serviços ou produtos diferentes. Assim podemos ter a área de vendas e marketing utilizando o Salesforce como CRM na nuvem, os funcionários em geral usando o Office365 com email na nuvem da Microsoft, os usuários de logística acessando um serviço de pool de transportes em uma plataforma proprietária de terceiros, o financeiro utilizando uma plataforma de serviços de pagamentos na AMAZON, o ERP na nuvem do fabricante de ERP e assim por diante, utilizando diferentes nuvens públicas e privadas.
Do ponto de vista dos gestores de TI, é necessário ter uma visão abrangente da disponibilidade e performance dos diversos serviços utilizados e garantir o acesso aos colaboradores, clientes e fornecedores para que os benefícios almejados sejam atingidos.