Cliente: Prefeitura Municipal Cratéus

Segmento: Secretaria de Agricultura e Negócios Rurais

Local: Ceará

Número de funcionários: No total, a prefeitura conta com 2,4 mil trabalhadores efetivos e 1,4 mil contratados

Cenário inicial: A Secretaria de Agricultura e Negócios Rurais utilizava softwares para desenhos e projetos, mas não contava com ferramentas adequadas para visualização das imagens in loco. Os desenhos eram visualizados ‘mentalmente’ pelas equipes, carecendo de detalhamentos e realismo.

Solução: Google Earth Pro

Principais benefícios: Graças à integração dos softwares de desenho utilizados anteriormente pela Secretaria com a tecnologia de ponta do Google Earth Pro, a equipe pode agora obter resposta visual de projetos em diversas áreas da engenharia, com georreferenciamento, rapidez, precisão de cálculos e grande capacidade de convencimento.

Cenário atual – (Out/2013): A Secretaria de Agricultura e Negócios Rurais de Cratéus utiliza o Google Earth Pro para levantamentos diversos em trabalhos para mapeamento e localização de terrenos, imóveis, estradas vicinais, calçamento, áreas de ruas a serem asfaltadas e colocação de sinais.

No dia a dia, a equipe formada por um engenheiro agrônomo e dois técnicos agrícolas também faz uso da ferramenta para localização e avaliação de imóveis rurais através de coordenadas geográficas (localização espacial, tipo de solo, benfeitorias, etc), levantamentos geológicos para perfuração de poços e projetos de bombeamento e/ou abastecimento de água, localização e cadastramento de cisternas de placas, silos e poços artesianos, cálculos de barragem e determinação de perfil longitudinal, localização de imóveis rurais para projetos de casas populares e localização de todos os imóveis, unidades educacionais e habitacionais em áreas de risco no município de Cratéus, entre outras atividades.

O Google Earth Pro é utilizado também para treinamentos de alunos na Escola de Agrimensura de Tamboril-CE.

Depoimento: “O Google Earth Pro é uma ferramenta que possibilita ao técnico calcular desde a quantidade em metros quadrados de área de uma avenida que vai ser asfaltada até mostrar para proprietários de terras como ficarão seus terrenos após o desmembramento e/ou remembramento – e tudo isso com imagens. O software apresenta uma gama de funções muito grande em apenas um clique, que nos transporta até as coordenadas de destino”, afirma Luciano Melo Freire, engenheiro agrônomo há 24 anos na Prefeitura Municipal de Cratéus, formado pela Universidade Federal do Ceará-UFC e em Pedagogia Plena com especialização em Matemática pela Universidade Vale do Acaraú UVA. “Antes tínhamos que imaginar a imagem de um desenho, mas agora podemos ver tudo com realismo. Saímos do imaginário para a visualização – o que é um avanço extraordinário”.