IRTPRO™ - Vector

IRTPRO™.

IRTPRO ™ é um aplicativo avançado para calibração de itens e pontuação de teste usando a teoria de resposta ao item (IRT). Ele vem com uma interface gráfica de usuário intuitiva e oferece gráficos IRT com qualidade de produção integrada. Adequado para educadores, estudantes, pesquisadores e organizações de avaliação, IRTPRO ™ tem desfrutado de uso cada vez mais amplo nas ciências educacionais, psicológicas, sociais e da saúde.

Fabricante: Vector Psychometric Group


Descrição detalhada do produto

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

*Campos de Preenchimento Obrigatório


Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados
saiba mais
Obrigado por nos contatar, assim que possível retornaremos seu contato.
Erro, tente novamente. Sua mensagem não foi enviada
Descrição detalhada do produto

Os modelos de IRT para os quais a calibração e pontuação de item são implementadas no IRTPRO ™ são baseados em versões unidimensionais e multidimensionais [análise fatorial confirmatória (CFA) ou análise fatorial exploratória (EFA)] das seguintes funções de resposta amplamente utilizadas:


  • Logística de dois parâmetros (2PL) (Birnbaum, 1968) [com a qual as restrições de igualdade incluem a logística de um parâmetro (1PL) (Thissen, 1982)]
  • Logística de três parâmetros (3PL) (Birnbaum, 1968)
  • Classificado (Samejima, 1969; 1997)
  • Crédito parcial generalizado (Muraki, 1992, 1997)
  • Nominal (Bock, 1972, 1997; Thissen, Cai, & Bock, 2010)


Esses modelos de resposta de item podem ser misturados em qualquer combinação dentro de um teste ou escala, e quaisquer restrições de igualdade (opcional) especificadas pelo usuário entre os parâmetros, ou valores fixos para parâmetros, podem ser especificados. IRTPRO ™ atualmente usa modelos IRT para conjuntos de dados multivariados de nível único.

IRTPRO ™ implementa o método de Máxima Verossimilhança (ML) para estimativa de parâmetro de item (calibração de item) ou calcula estimativas de Máximo a posteriori (MAP) se distribuições anteriores (opcionais) forem especificadas para os parâmetros de item.

Dito isto, métodos computacionais alternativos podem ser usados, cada um dos quais fornece o melhor desempenho para algumas combinações de dimensionalidade e estrutura do modelo:


  • Bock-Aitkin (BAEM) (Bock & Aitkin, 1981)
  • Bifactor EM (Gibbons & Hedeker, 1992; Gibbons et al., 2007; Cai, Yang & Hansen (2011))
  • Redução da dimensão generalizada EM (Cai, 2010-a)
  • Quadratura adaptativa (ADQEM) (Schilling & Bock, 2005)
  • Metropolis-Hastings Robbins-Monro (MHRM) (Cai, 2010-b, 2010-c)
  • Cadeia de Markov Monte Carlo (MCMC) Patz-Junker's (1999-a, 1999-b)


O cálculo das pontuações da escala IRT no IRTPRO ™ pode ser feito usando qualquer um dos seguintes métodos:


  • Máximo a posteriori (MAP) para padrões de resposta
  • Esperado a posteriori (EAP) para padrões de resposta (Bock & Mislevy, 1982)
  • Esperado a posteriori (EAP) para pontuações somadas (Thissen & Orlando, 2001; Thissen, Nelson, Rosa, & McLeod, 2001)


As estruturas de dados no IRTPRO ™ podem categorizar os itens respondentes em grupos, e as médias das variáveis ​​latentes da população e as matrizes de variância-covariância podem ser estimadas para vários grupos (Mislevy, 1984, 1985). [Na maioria das vezes, se houver apenas um grupo, a (s) média (s) e a (s) variância (s) das variáveis ​​latentes da população são fixas (geralmente em 0 e 1) para especificar a escala; para vários grupos, um grupo geralmente é denotado o "grupo de referência" com valores latentes padronizados.

Para detectar o funcionamento diferencial do item (DIF), o IRTPRO ™ usa testes de Wald, modelados a partir de uma proposta de Lord (1977), mas com matrizes de variância-covariância de erro de parâmetro de item precisas calculadas usando o algoritmo EM Suplementado (SEM) (Cai, 2008).

Obrigado! Logo entraremos em contato!


Baixe o Guia Software.com.br 2024

Nossos Clientes