Sobre o BIM
Em suas premissas, o sistema BIM da ArCADia se baseia na ideia BIM (Building Information Modeling), o que significa que ele pode criar um modelo abrangente de um edifício. Neste modelo, tanto a sua estrutura arquitetônica quanto a localização real dos elementos das instalações são projetadas.
Os módulos do sistema utilizam um banco de dados compartilhado de informações sobre obras de construção, o que permite a plena cooperação entre disciplinas individuais. Não é necessário, no entanto, usar todos os módulos - o designer pode empregar apenas os selecionados. Os módulos permitem criar um design de disciplina individual, mesmo que o design, como um todo, não seja alimentado pelo BIM.
Embora a maneira mais eficiente de realizar um processo de design seja utilizando um sistema, a desenvolvida interface IFC permite a cooperação com outros programas, como Allplan, ArchiCAD ou Revit. Ele permite ao usuário importar o corpo de um edifício para um programa de arquitetura vertical, adicionar um modelo que inclua instalações e, uma vez concluído o trabalho, exportar o modelo completo como um todo ou apenas alguns elementos selecionados (como instalações) para o e.g. Revit.