Tendências
Validação de Conteúdo com o Review 360

O processo de validação de conteúdo em design instrucional é essencial para garantir a qualidade e eficácia do material educacional desenvolvido. Envolve revisões cuidadosas do conteúdo por parte de especialistas e partes interessadas. 

Aqui estão algumas etapas típicas envolvidas no processo de validação de conteúdo de um designer instrucional:

  • Revisão interna inicial: O designer instrucional revisa o conteúdo criado, verificando se atende aos objetivos de aprendizagem estabelecidos e se está alinhado com as diretrizes e padrões educacionais.
  • Revisão por especialistas: O conteúdo é revisado por especialistas no assunto, que avaliam a precisão técnica, relevância e atualidade das informações apresentadas. Esses especialistas podem incluir professores, profissionais da área relacionada ou consultores educacionais.
  • Revisão por pares: O material é revisado por outros designers instrucionais ou colegas da área educacional para garantir que esteja claro, coeso e engajador.
  • Revisão por partes interessadas: As partes interessadas, como gestores de projetos, clientes ou representantes da instituição educacional, revisam o conteúdo para garantir que atenda às expectativas e requisitos específicos do projeto.



O Review 360 é uma ferramenta de revisão e colaboração da Articulate que pode apoiar significativamente o processo de validação de conteúdo em design instrucional. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o Review 360 pode ser útil:

  • Compartilhar facilmente o conteúdo: Envie um link para os stakeholders revisarem o conteúdo diretamente no Review 360, sem a necessidade de baixar software adicional.
  • Coletar feedback centralizado: Todos os comentários dos revisores são reunidos em um só lugar, facilitando a revisão e implementação de alterações.
  • Visualizar feedback contextualmente: Os designers podem ver capturas de tela do conteúdo conforme revisado pelos usuários, o que ajuda a entender exatamente onde são necessárias alterações.
  • Acessar versões anteriores: Os revisores podem explorar versões anteriores do conteúdo para ver as alterações ao longo do tempo, mantendo um histórico claro do desenvolvimento do material.
  • Compartilhar conteúdo de forma segura: Os revisores podem compartilhar o conteúdo com outros usuários, garantindo que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso ao material.
O Review 360 pode ser usada como uma ferramenta poderosa para simplificar e aprimorar o processo de validação de conteúdo em design instrucional.

Ao oferecer uma plataforma intuitiva para compartilhar, revisar e coletar feedback sobre o conteúdo educacional, a ferramenta promove uma colaboração eficiente entre os designers instrucionais, especialistas, partes interessadas e usuários finais.

Com recursos como visualização contextual do feedback, acesso a versões anteriores e compartilhamento seguro de conteúdo, o Review 360 não apenas acelera o desenvolvimento de cursos, mas também garante a qualidade e relevância do material educacional produzido.

Assim, ao integrar o Review 360 em seus processos de validação de conteúdo, os designers instrucionais podem garantir que seus recursos educacionais atendam aos mais altos padrões de excelência e contribuam de forma significativa para a experiência de aprendizado dos alunos.

Veja mais sobre Articulate na Software.com.br

Solicite um Orçamento


Você pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados. Saiba mais

Teremos muito prazer em atendê-lo!




Obrigado! Logo entraremos em contato!
Erro ao enviar mensagem.

Obrigado! Logo entraremos em contato!


Erro ao enviar mensagem.


Veja o Guia Software.com.br 2023

Nossos Clientes


Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais

Aceitar