Em todas as empresas, de pequenas às grandes, percebo que as estruturas de RH estão se alinhando aos mesmos desafios, principalmente após um cenário vivido de pandemia. Enquanto as empresas gigantes já traziam nitidamente uma preocupação com a felicidade corporativa e desenvolvimento das pessoas, hoje as de menor porte também estão buscando implementar esses temas e algumas soluções para o seu público bem menor.
A estratégia focada em pessoas permanece ativa e em crescimento, principalmente em todas as escalas. Dentre os desafios está a de treinar pessoas, que no Brasil caminha firme, porém distante da realidade de outros países.
Em grandes eventos de RH, encontramos um volume considerável de soluções que envolvem tecnologia, mas que apoiam segmentos como provisão de recursos humanos, monitoramento de pessoas e pagamentos de benefícios, poucas delas envolvem operação de treinamentos.
Após muitos anos acompanhando os principais formatos de conteúdo digital, percebo que poucos produtos trouxeram novidades no nível de velocidade de necessidades dos usuários, muitos deles da área de Treinamento e Desenvolvimento. Dentre os principais desafios, nas mais de 100 horas de conversa com clientes de RH de todos os segmentos, encontro um principal: O TEMPO.
O RH não tem tempo de produzir conteúdo digital para treinar colaboradores. Muitos dos que estão na linha de frente dessa produção cuidam também de programas de clima, estágio, trainee e avaliação de colaboradores. O Designer Instrucional se tornou um funcionário do RH com novas preocupações.
E como construir conteúdo, se não temos tempo? Mais de 70% dos usuários da Plataforma Articulate utilizam uma ferramenta de autoria chamada Rise 360, um formato de curso parecido com um site, com interações, questões e layout agradável para o participante do treinamento online. O motivo: o time de RH consegue agora construir um e-learning com todos os recursos sem apoio de programadores, designer gráfico e gerente de qualidade. E isso realmente ajuda o time quando voltamos para a tecla do tempo.
No ano das inteligências artificiais (em que só a Apple ainda não lançou um produto de AI), o Articulate chega novamente apoiando nas necessidades urgentes do tempo. Receber hoje um conteúdo do cliente/validador e isso se transformar automaticamente em insights, tópicos desenvolvidos, blocos construídos, quizzes elaborados e vídeos automáticos, agiliza em um nível aliviante na produção de um treinamento, evitando que nós, designers, atarefados de atividades e responsabilidades adicionais, não precise começar em um papel em branco, da mesma forma que fiz ao escrever esse artigo.
Quando um produto atende cirurgicamente às necessidades do usuário, consigo enxergar o motivo de tanta adesão. Ao ouvir o cliente falar que reduziu o tempo de entrega e ainda obteve um resultado agradável para o participante, é nítido o quanto uma ferramenta tecnológica pode apoiar não só estrategicamente, mas operacionalmente no ambiente agitado do RH. E o que antes era uma dor que era solucionada com muito investimento, hoje é um investimento que soluciona dores não só do RH, mas de todas as necessidades de treinamento de uma empresa.
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