Você está executando projetos ou um programa?
Em uma ligação recente com um cliente, surgiu a pergunta: “Você está executando projetos ou um programa?” O cliente fez uma pausa, e perguntou: “Qual é a diferença?” Como aprendi na escola primária, se você tem uma pergunta, é muito provável que outra pessoa esteja pensando exatamente a mesma coisa, então pergunte. Seguindo essa lógica, achei que se houver pelo menos um outro cliente que possa se beneficiar da explicação, vale a pena escrever no blog!
Qual é a diferença entre projetos e um programa?
Basicamente, tanto o gerenciamento de projetos quanto o gerenciamento de programas são cruciais para atingir as metas organizacionais. A principal diferença é que eles operam em níveis diferentes e têm focos diferentes. O gerenciamento de projetos trata da execução de projetos específicos de forma eficiente e eficaz, enquanto o gerenciamento de programas trata da coordenação de vários projetos para atingir objetivos estratégicos mais amplos.
Gerenciamento de projetos
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos requisitos do projeto, que podem ser iniciados formalmente com uma carta de projeto ou informalmente por meio de uma sessão de brainstorming com ferramentas de brainstorming. Um projeto é um empreendimento temporário com datas de início e término específicas, realizado para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Os projetos geralmente têm um gerente de projeto e são considerados bem-sucedidos se forem concluídos no prazo, dentro do orçamento e de acordo com os padrões de qualidade especificados. Existem diferentes metodologias de gerenciamento de projetos criadas para ajudar a alcançar o sucesso. Algumas das mais populares são Lean, Six Sigma, Critical Path Method (CMP), Critical Chain Project Management, Extreme Programming (XP), Scrum e PRINCE2.
Está executando um projeto? Deixe o espaço de um trabalho do Minitab te ajudar
Gerenciamento de programas
O gerenciamento de programas é o gerenciamento coordenado de vários projetos relacionados, que estão alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Um programa é um conjunto de projetos que são gerenciados em conjunto para obter benefícios e controle não disponíveis ao gerenciá-los individualmente.
Em geral, os programas são contínuos e podem não ter uma data final definida, embora possam ter fases e marcos. Exemplos de programas são programas de melhoria contínua, programas de excelência operacional, programas de gerenciamento de mudanças, programas de inovação e programas de conformidade.
Os programas exigem a supervisão de diferentes gerentes de projeto, a coordenação de recursos em diferentes projetos e o monitoramento do desempenho geral do programa.
Aproveita o poder do Minitab Engage,a única solução criada para desenvolver um programa de melhoria contínua bem-sucedida.
Otimize a execução com preparação e ferramentas adequadas
Apesar de suas diferenças, o sucesso do gerenciamento de projetos e do gerenciamento de programas depende da preparação, do planejamento e de uma equipe forte. Em vez de simplesmente entrar em um projeto ou dar início a um programa, certifique-se de ter uma ideia clara dos objetivos e das ferramentas adequadas para garantir o sucesso.
Procurando a solução certa para atender às suas necessidades de gerenciamento de projetos ou programa?
Fonte: www.minitab.com.br
Fale com a Software.com.br e conheça melhor o Minitab juntamente com um especialista.